Revivendo Águas Claras 2021

Revivendo Águas Claras

Projeto de Educação Ambiental para a Restauração da Vegetação
na Bacia Hidrográfica do Rio São João e da Lagoa de Juturnaíba

Baixe o Projeto em PDF

Baixe o Caderno de Ilustração

Monitoramento

A formação do planeta Terra que conhecemos teve início há 4,5 bilhões de anos. Era uma bola de fogo. Aos 3,5 bilhões de anos essa bola de fogo passou a receber, por 20 milhões de anos, uma chuva de meteoritos com cristais de sal que tinham no seu interior gotículas de água. A partir de então, o planeta teve eventos cósmicos e geológicos que formaram o único planeta que conhecemos e que alberga a nossa vida. Essa água do planeta, que data de 3 bilhões de anos, é a que mantém todas as formas de vida na Terra. Portanto, “água é vida”. É um bem que o universo nos deu e que nos fez um planeta especial em relação aos outros. Desta forma, não devemos medir esforços para preservá-la.

No universo com tantas galáxias, estrelas e planetas, a Terra se destaca por seus muitos recantos com natureza que chamam a atenção por sua beleza cênica; Nesse sentido, a Bacia Hidrográfica Lagos São João é uma região especial, que merece nossa dedicação para buscar sua preservação.

Com esse escopo vários projetos e ações tiveram e continuam tendo esforços de equipes preservacionistas, que lutam para manter a qualidade ambiental dessa bacia, e com traba- lhos que visam recuperar danos causados por ações antrópicas.

Nessa região, para integrar a sociedade civil, os usuários, o governo do Estado, os Mu- nicípios e entidades de pesquisa, foi criado o Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ) que, através de interações, busca desenvolver projetos para diagnosticar situações e implantar medidas de recuperação ou manutenção da qualidade ambiental.

Este material didático faz parte do projeto de alta qualidade, que visa recuperar nichos de mata atlântica que sofreram ataques antrópicos, denominado “Revivendo Águas Claras”, e que é patrocinado pelas empresas concessionárias de serviços Águas de Juturnaíba e Pro- lagos, com apoio do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ).

Para alcançar esses objetivos, que buscam preservar uma parte dessa água que o plane- ta recebeu há 3 bilhões de anos, será realizado um trabalho educativo para levar informação à população usuária e moradora, visando uma mudança de comportamento no trato com a natureza, o uso da água, a proteção do ambiente e das nascentes, destacando a importância do reflorestamento para que possamos contar com esse precioso bem que garante a vida no planeta.

Esse livro traz informações vitais para a manutenção de nossa Região, mostrando a situação do nosso manancial, o grande trabalho para abastecimento de água e evitar que águas usadas causem agravos ambientais. Trata de informar ao leitor sobre os trabalhos para captação, tratamento da água para abastecimento, tratamento de águas servidas e reu- so, reflorestamento e enérgico trabalho para preservar as nascentes e a faixa marginal de represa, lagoas e rios.

O cidadão bem informado é a fonte que vai garantir a saúde do ambiente, o abasteci- mento e a qualidade da água para gerações futuras.

Arnaldo Villa Nova